O espírito coletivo desse grupo... Por:Júlio César Ischiara


.

Caros amigos Severo e Danielle; posso chegar perto de imaginar as dificuldades de organizar um evento da magnitude do Cariri Cangaço. Antes de tudo, gostaria de parabenizar toda sua equipe pelo brilhante trabalho na organização do evento e que, na minha opinião, não poderia ter sido melhor.

Pequenos contratempos são comuns em eventos menores que o Cariri Cangaço e, as poucas falhas que aconteceram foram imprevisíveis e totalmente aceitáveis. Portanto, repito minha admiração pelo excelente trabalho de toda sua equipe. Quanto ao evento, o Cariri Cangaço reuniu pessoas do porte de Dr. Amaury, Alcino Costa, Vilela, João de Sousa Lima, Kydelmir, Kiko Monteiro, Ivanildo Silveira, enfim, seria difícil citar todos esses grandes estudiosos, pesquisadores e escritores que estavam presentes sem esquecer algum deles.

Os temas abordados foram surpreendentes e esclarecedores, as viagens técnicas de uma riqueza de detalhes fantástica e de surpresas, pois até mesmo o Dr. Napoleão informou que desconhecia a fazenda de Isaias Arruda em Aurora. Assim, foi uma fonte de conhecimento, de descobertas e de grandes debates. Gostaria de salientar outro ponto muito importante nesse evento: a troca de informações, de pesquisas, de conhecimento e de material me surpreendeu, pois a generosidade desses grandes ícones da história e das estórias do cangaço é imensurável. Os registros, as pesquisas, as viagens para colher informações e o dispêndio de tempo e energia são oferecidos amorosamente, irmanamente e despretenciosamente pelos seus autores, mostrando o caráter, a confiança e o espírito coletivo desse grupo.

Resumindo, foi um grande sucesso e, tenho certeza, as próximas edições serão disputadíssimas e muito mais ricas em produção e informação, pois, quem esteve em 2010 vai querer voltar e aqueles que não puderam participar já estão sentindo a perda e não irão desperdiçar uma nova oportunidade. Só espero que tenha lugar para tanta gente, pois espaço no seu coração eu sei que tem.

Um grande abraço
Julio Cesar Ischiara

Quixadá CE
.

5 comentários:

Anônimo disse...

Professor Julio somos de Quixeramobim, não tivemos condições de ir ao cariri cangaço deste ano, formamos um grupo de estudo sobre assuntos nordestinos aqui em nossa cidade, vcs aí em quixadá possuem algum grupo de pesquisa do cangaço?

Senhor Severo, como fazemos para entrar na Socidade do cangaço - SBEC?
Parabens por este grande evento que foi o cariri cangaço, sucesso sempre para os senhores.

Nádia, Leiva e Ribamar.
Quixeramobim CEARA

Anônimo disse...

O Ceará desponta como um núcldeo interessante de estudos do cangaço, parabens a SBEC e ao Cariri Cangaço.

Cícero Navarro

Anônimo disse...

Parabéns pelo o belíssimo blog, acabei de lê um livro “Padre Cícero – por Lira Neto” e seu blog acrescenta duvidas que tinha sobre o livro, minha Avó nasceu no Juazeiro e foi Batizada por Cícero Romão Batista, e sua pagina é bastante rica da nossa cultura.

Abraço.

Jonaldo Daniel

CARIRI CANGAÇO disse...

Caro Jonaldo Daniel, muito obrigado pelas palavras.

Prezados, Nadia, Leiva e Ribamar; temos em nossa barra esquerda o Link de nosso querida SBEC,convido que vcs visitem o site oficial clicando na link da SBEC e daí conheçam em sua totalidade nossa entidade.

Abraços,

Manoel Severo

Julio Cesar disse...

Prezados, Nádia, Leira e Ribamar, entrem em contato comigo pelo e-mail:
ischiarajc@hotmail.com

Grande abraço