Família Linard e o Torno de Lampião

.
Usina Linard, em Missão Velha

Quando na Serra do Mato; famosa fazenda do grande Cel. Santana, de Missão Velha, o Capitão Lampião precisou de um ferreiro para limpar seu armamento, foi logo que trouxeram a sua presença o jovem Antonio Linard; ao final do ofício realizado o mesmo não cobrou nada ao Capitão, entretanto o líder cangaceiro fez passar por entre seus cabras, o chapéu da aba viada e ali cada um colocou a justa paga; desse episódio nasceu a história do primeiro torno das industrias Linard, um dos mais tradicionais grupos empresariais de Missão Velha , o Portal de Entrada do Cariri cearense e um dos promotores do Cariri Cangaço. A caravana Cariri Cangaço esteve visitando o famoso torno e as intalações Linard, na tarde do dia 19 de agosto, e foi recepcionada pelas senhoras Eailce Macedo Linard e Amélia Linard. 


Patriarca Antônio Linard

Geraldo Ferraz e Eailce Macedo Linard

Ângelo Osmiro

Bosco André, Ângelo Osmiro e Barros Alves

Joãozinho Souto, Lily e Múcio Procópio

João de Sousa Lima e Amélia Linard

O famoso "Torno de Lampião" mantido em perfeitas condições de uso.
.

6 comentários:

Unknown disse...

A família Linard tem um valor imensurável para o cariri; desde seu Antonio, passando por seu filho Maraton e também os netos a começar com Alônio e Amélia. Parabens pela presença no cariri cangaço, mais uma vez. O torno de lampião é história e precisa ser preservado.

Marcos Assunção

Unknown disse...

Cel Santana era de Barbalha ou era de Missão Velha?

Marilia

Anônimo disse...

Marilia:
O Cel. Santana, era de Barbalha onde nasceu no dia 06 de dezembro de 1856. Bosco André - Missão Velha-Ceará.

Anônimo disse...

Marília, como o Mestre Bosco André falou, Cel Santana nasceu em Barbalha, mas fez sua vida de coronel em terras de Missão Velha a partir da Gameleira de São Sebastião, a Fonte da Pendência e a famosa Serra do Mato; já seu irmão, o também não menos famoso Joca do Brejão era o manda-chuva em Barbalha. Era isso, o grande clã dos "Terésios" mandando no Cariri inteiro.

Saudações

Professor Olimpio Cruz
Milagres

Anônimo disse...

Bosco andré,coronel santana era irmão de criação de joca do brejão? ele tinha outros irmãos? meu bisavô josedeguinho de santana,veio pra brejo santo(onde foi figura ilustre,delegado civil,fez 2 filhos prefeitos e vereador),ourido da serra do mato,nasceu em 1888,filho de josé antonio de figueiredo,apelidado pro denguinho. e de maria isabel santana,seu irmão eram: c´cero,antonio,norinha,toinha,donina,zefinha,mariquinha e sinhá.
seu nome de batismo era josé joaquim de figueiredo,por opcao adotou o apelido do pai deguinho e o sobrenome do avô santana,ficando josé deguinho de santana. ve3ja esse link: http://www.recantodasletras.com.br/artigos/514581 grato !!!

Anônimo disse...

Sou Adriana de 1975 sou linard por minha mãe Laura linard