Nos receberam de braços abertos... Por:Ana Lúcia


 Anínha e Rubinho Lima

Magnífico! Esta é a palavra que expressa a grandiosidade que é o evento do Cariri Cangaço, por reunir mais uma vez estudiosos,pesquisadores e amigos que pesquisam os fenômenos do Cangaço, do Messianismo,do Coronelismo e de outros temas relacionados a História dos Movimentos Sociais do País e em especial a Região Nordeste, palco de muitos acontecimentos socio-políticos e religiosos.

Ao pé da serra de clima agradável e um aconchegante hotel, nos deleitamos a cada dia, em cada cidade visitada, de conhecimentos e saberes da História do nosso povo, dos nossos personagens históricos. Parabenizo mais uma vez por este evento de sucesso agora em sua segunda edição e que no próximo ano possamos nos reencontrar para repetir mais uma vez esse sucesso. Não podemos deixar de agradecer as cidades de Barbalha, Missão Velha, Aurora, Juazeiro do Norte... e Crato; nossa grande anfitriã. Todas nos receberam de braços abertos mostrando que cada uma possui um encanto particular de bon vivant e de hospitalidade e beleza histórica.


Aninha e sua inseparável "sombrinha do Ó"... aqui; no Alto do Leitão...

Ao sitio Ipueiras de onde Lampião e seu bando tramaram a invasão a Mossoró,terra Potiguar. A Santa Cruz do Deserto onde ocorreu o massacre de famílias que buscavam igualdade e fraternidade para todos com comunhão de tudo que produziam. A satisfação em conhecer o local onde houve a luta entre cangaceiros e forças no Alto do Leitão. A visitação a fábrica da familia Linard onde podemos rever o Torno resultado de "paga" de Lampião ao patriarca da familia como troca de favores pelo pedido feito ao capitão e que foi prontamente atendido, e mais ainda, é notório observar a organização do local de trabalho e limpeza ,instruções essas religiosamente feitas após o término do final de mais uma jornada de trabalho, muito bonito essa forma de ação, coisas que em muitos empresas não tem toda essa preocupação, enfim, foram momentos inesqueciveis em que o valor histórico sobrepujou e pode ser relembrado e discutido.

Tivemos também num momento de descontração a oportunidade de conhecer um engenho onde se fabrica artesanalmente rapaduras e derivados, como também pude me vislumbrar diante das belezas das águas termo minerais do balneário de Caldas. Fiquei bastante maravilhada com tudo que vi e ouvi, por isso destaco novamente a importância deste evento realizado pelo Cariri Cangaço em trazer os maiores pesquisadoes e estudiosos dos variados temas da nossa história social do país para discutir e levar conhecimento e curiosidades sobre esses fenômenos que assolaram a sociedade do século XIX e XX.

Não esquecendo da alegria de poder rever mais uma vez a todos os amigos e em especial a Severo e Danielle pelo acolhimento e a amizade com que nos receberam. Severo, Dani, o meu muito obrigada pela sua amizade, e essa oportunidade grande beijo e abraços dessa humilde pesquisadora que tem o maior amor por voces.

Professora Ana Lucia.
Petrolina - PE
.

Um comentário:

Anônimo disse...

Parabenizamos às cinco prefeituras pela lucidez e pela coragem em investir em cultura e história, muitas vezes é lamentável observar artistas e desbravadores da cultura "mendigar" de pires na mão algum tipo de ajuda, Vcs do Ceará podem se orgulhar disso.

Cícero Navarro